Cirurgia Ortognática

Procedimento cirúrgico que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo facial.

Cirurgia Ortognática

COMO É REALIZADA A CIRURGIA ORTOGNÁTICA?

A cirurgia ortognática é um procedimento destinado a reposicionar ou restaurar os ossos dos maxilares, em situações de assimetria na face apresentada pelos pacientes. Podendo desencadear em quadros como distúrbios da mordida, articulares e respiratórias, este procedimento se torna necessário e fundamental para intervir estes tipos de anomalias faciais.

O ortodontista necessita realizar uma avaliação antes de seguir para o procedimento e, caso o tratamento através de aparelhos ortodônticos não seja suficiente por discrepâncias ósseas, a cirurgia ortognática é adotada.

O paciente tende a realizar uma documentação ortodôntica completa, sendo os profissionais ortodontistas e cirurgiões buco-maxilo facial, responsáveis por analisar as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico e cirúrgico ortodôntico.

Inicia-se a primeira etapa com a ortodontia preparando os dentes por um período que varia entre os seis meses a um ano, planeja-se a cirurgia ortognática, e a partir deste momento, realiza-se uma moldagem de estudo, confeccionando modelos de gesso e montagem em articulador. Após a operação do paciente, em seguida da recuperação, a ortodontia se responsabiliza pelos últimos ajustes na oclusão.

PARA QUEM A CIRURGIA ORTOGNÁTICA É INDICADA?

A cirurgia ortognática é um tratamento visando restabelecer o equilíbrio anatômico da face, apontado para pessoas com deformidades envolvendo os dentes e os ossos da face.

A correção óssea ocorre quando não é possível resolver o caso apenas com a utilização do aparelho ortodôntico, uma vez que o problema está na posição ou tamanho dos ossos faciais e não somente na posição dos dentes.

A cirurgia ortognática é indicada em casos em que há uma assimetria óssea que prejudique as funcionalidades bucais do paciente, desde a respiração quanto a mastigação, além de incômodos frequentes causados por estes problemas. Dentre as condições mais comuns, estão: Disfunção temporomandibular (DTM) (inserir linkagem para outro tópico).

QUAL A FAIXA ETÁRIA PARA REALIZAR ESSE PROCEDIMENTO?

O cirurgião especialista solicita exames específicos para avaliação da idade óssea, e a partir dos 17 anos de idade, quando o crescimento dos ossos faciais tenha terminado, a cirurgia ortognática pode ser feita.

Durante a fase adulta e após a conclusão do desenvolvimento, o paciente necessita realizar outra intervenção. É possível realizar a cirurgia antes do término do crescimento ósseo, caso a alteração óssea seja muito severa e impacte na estética facial ou no convívio social.

Os dentes do siso ou dentes do juízo, são os últimos molares da arcada dentária permanente a nascerem, sendo 2 na parte inferior e 2 na parte superior. Como são os últimos dentes a aparecer, é muito comum que seja necessário extraí-los em algum momento, já que nem sempre há espaço suficiente para o crescimento adequado.

TODO MUNDO PRECISA TIRAR O SISO?

Nem todos os casos é necessário a retirada dos sisos. Contudo, é preciso passar por uma avaliação do dentista responsável, definindo assim a necessidade ou não da remoção desses dentes

O profissional vai analisar a posição do siso por meio do raio-X, se ele atrapalha a movimentação dos outros dentes, dentre outras especificações que o ajudarão a decidir o que será melhor para sua saúde bucal.

É PRECISO ESPERAR O DENTE DO SISO NASCER PARA REMOVÊ-LO?

Se o dentista detectar que o siso está atrapalhando a saúde bucal, a extração desse dente pode ocorrer ainda que não esteja na parte externa da gengiva. Alguns dentes nem chegam a crescer, ficam inclusos e podem gerar problemas.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA NÃO REMOÇÃO DO DENTE DO SISO?

O posicionamento errado de um siso afeta a configuração dos outros dentes, ou seja, durante o crescimento do terceiro molar, eles podem entortar por serem empurrados. Estando ele mal posicionado, ainda pode atrapalhar a respiração, a mordida, e até a articulação da mandíbula. Por isso, é fundamental seguir o conselho do dentista caso ele recomende a retirada desse dente.

O dente do siso pode afetar a raiz dos outros e até os ossos, prejudica não só a região mas toda a arcada dentária, além disso, pode ocasionar em problemas com o alinhamento dos outros dentes, respiração, mordida e articulação.

COMO SABER SE O DENTE DO SISO ESTÁ INCLUSO?

Na maioria dos casos, os sisos que nascem ou ficam inclusos na gengiva podem apresentar dor no local durante seu crescimento, devido o espaço interno ser pouco para que eles desenvolvam. Além disso, o dentista deverá avaliar, por meio de uma radiografia, o tamanho do dente e será necessário removê-lo com urgência.

CONHEÇA OUTROS TRATAMENTOS

Prótese fixa e removível

Próteses

Busque por próteses dentárias preço, sendo essa uma excelente alternativa para repor os dentes ou mesmo melhorar a função mastigatória, estética, fonética ou o sistema estomatognático. Aqui você encontra diversas soluções de próteses

Implante dentário

Implantes Dentários

O procedimento de implante dentário é considerado como o tratamento ideal para repor um ou mais dentes naturais que você perdeu. O método é acessível e pode ser um meio definitivo para quem deseja substituir as próteses móveis por fixas, ou perdeu dentes para ter mais estabilidade e conforto ao mastigar e segurança ao sorrir.

Ortodontia

Ortodontia

A ortodontia em SP é uma especialidade pesquisada por pessoas que desejam mudar seus sorrisos para melhor, de maneira funcional e estética. O profissional em ortodontia, além de corrigir a posição dos dentes tortos, é responsável por melhorar a mordida cruzada e corrigir o espaço entre os dentes frontais, colaborando na melhora da fala de seus pacientes.

Cirurgia de ATM

Cirurgia de ATM

Conhecido como D-ATM, o movimento da mandíbula para os lados, para frente e para trás. Qualquer problema que impossibilite o funcionamento deste sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos, pode ser considerado como disfunção da articulação temporo mandibular, sendo ele um distúrbio na articulação que liga o maxilar ao crânio.

Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática

Procedimento cirúrgico que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo facial.

Cirurgia de Siso

Cirurgia de Sisos

Os dentes do siso ou dentes do juízo, são os últimos molares da arcada dentária permanente a nascerem, sendo 2 na parte inferior e 2 na parte superior. Como são os últimos dentes a aparecer, é muito comum que seja necessário extraí-los em algum momento, já que nem sempre há espaço suficiente para o crescimento adequado.

Bichectomia

Bichectomia

Muito procurado não apenas por celebridades, a bichectomia valor é um dos procedimentos mais requisitados nos últimos tempos.

Harmonização facial

Harmonização Facial

A harmonização facial preço busca harmonizar funcionalmente e esteticamente a face, a boca e os lábios, consistindo por conjunto de procedimentos. Possibilita um rosto totalmente mais harmonioso, certificando muito mais confiança com a sua beleza e bem-estar.

Lentes de contato

Lentes de Contato

As lentes de contato dental SP são conhecidas por suas variações técnicas ultrafinas de facetas de porcelanas – sendo esse o laminado de maior utilização em tratamentos de estética a partir da ortodontia. O aspecto essencial e particular das lentes de contato dental é o fato de que não requerem desgastes nos dentes de forma corretiva e prévia para que assim seja realizada a instalação.

Estética no dente

Estética

Cada vez mais pessoas têm recorrido por garantir a manutenção da autoestima com a estética dental em dia, recuperando a confiança perdida e melhorando assim a qualidade de vida, portanto, um sorriso bonito abre portas para uma diversas de oportunidades.

Flúor

Flúor

A aplicação do flúor é considerada como um método preventivo, destinado a fortalecer os dentes que apresentam médio e alto risco de cáries. Deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos, a aplicação pode ser feita na forma de espuma ou gel, por meio de moldeiras ajustáveis. A forma de aplicação mais recomendada para pacientes muito jovens, é a aplicação do flúor sob os dentes na forma de verniz, indicados também para pacientes que não toleram o uso de moldeiras.

Endodontia/Tratamento de canal

Endodontia / Tratamento de Canal

O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos. Popularmente conhecida como Tratamento de Canal, a especialidade odontológica é responsável pelo tratamento e prevenção de doenças da polpa do dente. A endodontia também opera no tratamento clínico terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.